OpenProj-passo-4

Controlar os prazos de uma construção é uma tarefa extremamente importante porque tem impacto direto nos rendimentos do investimento feito. Tendo como contexto tantas obras que atrasam, causando brigas entre compradores de apartamentos e construtoras, um cronograma organizado é uma ferramenta de gestão para evitar até disputas na justiça por conta de descumprimento de prazo com clientes.
Existem muitos programas comerciais de gestão de projetos com controle de prazos e custos, entre os principais temos o MS Project e Oracle Primavera.
Mas como o engenheiro ou arquiteto que não tem acesso a esses programas pode ter um cronograma sem pagar caro?…
Uma boa opção é utilizar o OpenProj!
O OpenProj é um software de gestão de projetos, de código aberto e gratuito. Ele possui recursos básicos, como Gráficos Gantt, PERT, WBS, gestão de recursos, earned value management. Abre arquivos do Microsoft Project e do Primavera, porém possui formato de arquivo próprio.
Ele é similar aos outros softwares mais caros? Claro que não, ele possui muito menos recursos , mas é um quebra galho prático e barato. 90% da sua necessidade de montar um cronograma é resolvida com esse software livre.
Se você ainda não leu, temos um artigo explicando como elaborar cronogramas de forma profissional, clique aqui.
Vamos aprender a montar um simples cronograma de uma construção de um edifício:
Passo 1 – Após fazer o download, abra o OpenProj. A tela que irá aparecer será semelhante a esta abaixo. Clique em “Criar Projeto”.

Passo 2: Preencha com os dados do projeto (ex. Nome: Edifício Residencial), a data de início e clique em Ok.

Passo 3 – O software possui 2 telas, do lado esquerdo há uma tabela onde você completa os dados das atividades a serem realizadas e, do lado direito, o cronograma é formado automaticamente.

Passo 4 – Você pode preencher os dados manualmente ou copiar as colunas pelo Microsoft Excel. Nesse exemplo eu copiei as colunas “Nome”, “Duração” e “Predecessoras” das atividades que eu tinha preparado no Excel, são os mesmo itens desse artigo aqui. Lembrando que predecessoras são as etapas imediatamente anteriores à atividade em questão.

Passo 5 – Após preencher essas 3 colunas essenciais, todo o restante é automático e o cronograma é formado no lado direito. As tarefas em vermelho são críticas, ou seja, que se atrasarem, atrasam o projeto inteiro. As tarefas azuis possuem folgas, e se atrasarem até certo ponto, não comprometerão a data final do projeto.

Clique aqui embaixo para fazer o download em Excel da lista de etapas da obra (EAP).
BAIXAR PLANILHA

Se não funcionar, copie e cole o link no seu navegador: http://engenheironocanteiro.com.br/wp-content/uploads/2021/03/EnC-OpenProj-exportacao-de-dados.xlsx

Busque “OpenProj 1.4” no Google para encontrar a versão do programa.
Gostou ? Então não seja egoísta e recomende nosso site para alguém que precisou tanto quanto você!

Comentários (3)

Ótimo post. Muito obrigado mesmo! Estava correndo contra o tempo para montar um gráfico de gantt para apresentar um projeto e o seu post me ajudou e me inspirou.
Muito grato mesmo!

Vocês são feras! Obg

Olá pessoal,
Vocês conhecem o sistema de orçamento de obras http://www.orcafascio.com ?
Gostaria de saber qual a opinião de vocês.

Escreva seu comentário