Placas-de-Gesso-NA

Você provavelmente já sabe o que é gesso acartonado e para que ele serve. Nesse artigo vamos discutir sobre essa tecnologia que veio para ficar no mercado brasileiro.  Antes de mais nada, nossa opinião:
Sim! Gesso acartonado é um progresso incrível para a tecnologia de construção!
Problemas sempre existem em serviços mal executados e pouco planejados.
Assim,  iniciaremos uma série de artigos sobre esse tema, começando com 3 dicas importantes para seguir antes de iniciar qualquer serviço com gesso acartonado e evitar as injustas reclamações que ele sofre, como:

  • Gesso acartonado estraga se molhar;
  • Drywall é caro;
  • Parede de drywall não suporta peso;
  • A superfície “embarriga” com o tempo;
  • Dá para ouvir tudo no apartamento ao lado;
  • Desempenho térmico-acústico ruim.

Existe uma tendência mundial em transformar a construção civil em um processo industrializado, isso também esta ocorrendo aqui. O cliente brasileiro também está mais exigente quanto à qualidade das obras, assim, o gesso acartonado vem ganhando cada vez mais mercado.
O que é ?
O gesso acartonado é composto, basicamente, por uma placa de gesso e aditivos com uma película de papel cartão em cada uma das faces.
Existem três tipos de placas de gesso acartonado:

  • Standard (Padrão);
  • RU (Resistente à umidade): Indicados para ambientes sujeitos à umidade de forma ocasional (respingos) e não permanente (água corrente);
  • RF (Resistente ao Fogo): o gesso é misturado com fibra de vidro, o que permite maior tempo de resistência às chamas;


Usos do Gesso Acartonado
O gesso acartonado tem como grandes virtudes a agilidade de aplicação e a excelente qualidade de acabamento. Pode ser usado em:

  •  Forros

  • Drywall (vedações verticais)

  • Shafts

  • Sancas

sanca de gesso pcutler

  • Diretamente sobre a parede

Tipos de Placas de Gesso 
As placas podem ser obtidas em diferentes espessuras, variando entre 6 e 23mm, sendo mais comum a de 12,5mm. Largura 1,2m, comprimento de 1,8 a 3,6m.

Dicas para sua obra
1) Durante a contratação do serviços em gesso acartonado alguns cuidados são necessários:

  • Definir quem fornecerá o material (quando o aplicador é responsável por fornecer haverá maior empenho na economia);
  • Definir quem fará o descarte dos restos de material;
  • Quando o serviço for iniciado acompanhe a execução para constatar se a execução esta de acordo com o previsto. Esse é um serviço relativamente rápido, onde os materiais tem maior peso no custo, por isso refazer é mais caro.

2) Problemas de corrosão:

  • Por estarmos trabalhando com gesso, devemos usar peças estruturais, como perfis e arames, de aço galvanizado e parafusos específicos para gesso acartonado;
  • Evitar contato da estrutura com outros tipos de metais para evitar que a as diferenças de potencial elétrico provoquem a corrosão de um deles.

3) O gesso acartonado é um material frágil, por isso o transporte e armazenamento das placas devem ser cuidadosos:

  • As placas devem ser transportadas em pallets, com cantoneiras de proteção nos pontos de amarração, ou manualmente, com o plano principal na posição vertical;
  • As chapas devem ser empilhadas sobre apoios de comprimento igual à largura das chapas, com no mínimo 5 cm de largura espaçados a aproximadamente 40 cm;
  • É importante não empilhar placas de diferentes dimensões umas sobre as outras, pois os pontos de apoio podem ser diferenciados.
  • O armazenamento deve ser feito em local seco.

Normas para Gesso Acartonado:

Está ansioso para os próximos artigos ?
Então comente qual tema você mais precisa de informação !
Abraços e até a próxima!

Comentários (4)

JOSE HENRIQUE BORGES NASCIMENTO

Boa tarde
1. Estou elaborando um laudo onde o cliente deseja saber a resistência ao fogo o forro instalado na edificação.
Pergunta: Como consigo saber a tipificação desse forro instalado para fazer este laudo.

2. Observei na inspeção que o forro foi sustentando no nas peças de madeira do telhado amarados com arame. E nos projetos não há detalhamento do ponto de fixação do forro, só diz que acartonado.
Pergunta: Essa prática é segura? qual o padrão? Essas instalações foram identificadas num teatro aqui na minha cidade em São Luís MA.

Grato.

José, tudo bem? Não vou conseguir te ajudar muito, mas meus comentários são:
1) A placa de gesso resistente à fogo é vermelha/rosada. Se há algum local que dê para identificar a cor do papel cartão, ajuda.
2) A segurança depende do uso indicado… Não é errado utilizar madeira, desde que bem dimensionada para o fim proposto. A manutenção do sistema também é importante….

Boa noite,
compre um imóvel de 27 m2 para morar e ele é todo em drywall, tanto das divisões internas quanto as paredes laterais que separam as unidades. Nunca morei num lugar assim, estou um pouco inseguro, por isso pergunto:

1) Considerando que as paredes laterais foram construidas com guias e montantes de 70mm e placas de 12,5mm preenchidas com lã de rocha, gostaria de saber se nessa configuração dá para escutar a conversa do vizinho? Qual é o isolamento auditivo em decibéis?

2) Pelo que você fala no post acima não devo me preocupar com relação segurança contra incêndios em relação às paredes de alvenaria. Nas com relação a segurança relacionada a arrombamentos? É lógico que uma parede em drywall é mais vulneravel a arrombamentos do que uma em alvenaria… Alguém mau intencionado pode alugar o imóvel vizinho e fazer um buraco na parde de drywall sem fazer muito ruido, certo? Tem como fazer algo para dificutar isso?

3) por ultimo, vefiquei que no banheiro foi usado placas RU apenas na área do box, no restante do banheiro tem a placas standard. Posso ter problema com isso no futuro? O certo é usar placas RU em todo o banheiro, certo?

Obrigado pela sua atenção!

Wilton, obrigado pelos questionamentos!

1) Essa configuração é a recomendada, porém não sei qual o nível de barulho dos seus vizinhos…
2) Não tem o que fazer para dificultar… Se quer segurança, o ideal é parede de concreto armado, e muito bem armado…
3) Sim, pode… Seria melhor RU em tudo, mas se já está feito, tenha o devido cuidado de não molhar as paredes fora do box.

Abraços!

Escreva seu comentário