07

Olá pessoal, recentemente tive que fazer o CAR (Cadastro Ambiental Rural) e me deparei com um problema: A poligonal das divisas do sítio que eu estava cadastrando, estavam definida em um arquivo DWG e precisava transformá-las em um shapefile (SHP) – formato exigido pelo CAR ?
Depois ler os manuais e aprender como funciona o Quantum GIS consegui estabelecer um procedimento simples, rápido e fácil, menos de 2 min, para fazer esse processo. Abaixo temos algumas observações iniciais, dos itens 1 a 3 e no item 4 temos os passos do processo.
1) Primeiramente vamos pensar em coordenadas:

  • CAR trabalha com a Coordenada Geográfica no WGS84.
  • Sua poligonal em CAD deve estar em algum sistema de coordenadas, descubra qual com o topógrafo ou na própria planta.

2) O formato shapefile: O AutoCAD não trabalha com formato shapefile (.shp), assim, o manual aconselha o uso do Quantum GIS.
3) AutoCAD x Quantum GIS:

  • O Quantum tem seu próprio sistema de coordenadas, é importante abrir, configurar e salvar um novo arquivo.
  • Vamos utilizar arquivos .dxf para fazer a transmissão de dados entre programas.
  • Trabalhar com o mesmo sistema de coordenadas ! Costumo trabalhar no SIRGAS2000, tanto no Quantum GIS quanto no AutoCAD, más já utilizei outros sistemas, o importante é que ambos tenham o mesmo sitema. Existe um conversor de coordenadas de pontos nesse Link: http://www.dpi.inpe.br/calcula/.
  • É importante lembrar-se de configurar o sistema de coordenadas do Quantum GIS.
    • Para mudar as coordenadas do projeto vá em “Configurações” e depois “Propriedades de Projeto”.

Configurar a criação de camadas, “Configurações” e depois “Opções”, na aba “SCR” mude o “Sistema de Coordenadas Para Novos Projetos” para o sistema de coordenadas do projeto.

4) Passos:

  • Poligonal: É importante que o arquivo contenha apenas a poligonal, que ela seja uma polyline, que ela esteja fechada (já tive que editar a polyline mandando fechá-la0, que esteja toda na cota zero, etc. (Lembrar que o sistema de coordenadas no CAD e Quantum GIS deve ser o mesmo).
  • Exportar o arquivo DXF do CAD: Selecione a poligonal utilize o comando exportar do CAD.

  • No Quantum GIS clicar em “Camada” e depois em “Adicionar Camada Vetorial” e selecione o arquivo DXF criado.

Feito isso, se tudo correu bem, deve aparecer uma figura de formato semelhante ao do terreno. Obs: É muito provável que ocorra algum problema se essa é a primeira vez que você está fazendo o procedimento. Por isso, é preciso tentar arrumar a poligonal e o dxf até conseguir o resultado pretendido.

Existe um quadro, no lado esquerdo aonde esta escrito “entities”, clique em “entities” com o botão direito e selecione “Salvar Como”.

  • No quadro: Na segunda linha clique em “Buscar” para definir o local e o nome para salvar o arquivo. Na quinta linha, clique em “Buscar” para definir o sistema de coordenadas, agora devemos usar as Coordenadas Geográficas WGS84. Também marque o quadrinho que antecede o texto “Pular a criação de atributos”.

Feito isso serão criados 5 arquivos de formatos diferentes com o mesmo nome. Junte todos em uma pasta ZIP e faça o upload no SIGAM.

  • Obs: Se você tiver feito alguma poligonal, antes no cadastro, entre no ambiente de desenho, delete o mesmo, depois saia e entre no ambiente de desenho para fazer o Upload.
  • Mesmo fazendo tudo certo pode ser que ainda de algo errado, como por exemplo, ter que desligar o AdBlock no Google Chrome (isso aconteceu comigo). O sistema não avisa exatamente o que aconteceu de errado, então é preciso ter um pouco de paciência e persistência.


Enfim, isso é um resumo do processo que desenvolvi para enviar poligonais em DWG para Fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Qualquer dúvida, deixe um comentário que faremos de tudo para te ajudar !

Comentários (6)

Parabéns pelo Blog. Esse foi o melhor post que vi sobre o assunto.
Tentei replicar passo a passo o que voce fez. Mas estou tendo dificuldade no seguinte passo.
Estou com um poligono fechado, no autocad, que está georreferenciado em UTM fuso 23.
Quando passo para o Quantum GIS, mesmo seguindo seus passos, ele permanece em com as cordenadas indicadas em UTM. Não em graus decimais como aparece nas suas fotos.
Tem ideia de onde estou errando?
Muito obrigado!!!

Olá Leonardo,
Obrigado
Eu
trabalhei em SIRGAS 2000 até criar o polígono. Acredito que SIRGAS 2000 é Coordenada Geográfica, por isso meu desenho está em graus e o seu em metros. O QuantumGIS também possui sistema de coordenadas SIRGAS 2000, UTM zone 23S.
La no AUTOCAD, pelo menos no Civil 3D, além dos sistemas de coordenadas do Brasil, tem os South America… lá temos SIRGAS 2000.
Acredito que não mude muita coisa usar um ou outro, o importante é usar o mesmo nos dois programas, quando criar o polígono, e não esquecer de salva-lo no WGS84.
Obs: Hoje fui usar o SIGAM e estava travando no horário comercial, recomento fazer o upload e afins em horários alternativos.
Bom,
espero ter ajudado.
Qualquer dúvida estamos à disposição
Um abraço,

Fabio, estou com um problema, fiz tudo certinho, mas na hora de importar o arquivo no SiCAR aparece a mensagem “Este arquivo contém geometrias em PolygonZ ou PlylineZ. Sabe como posso resolver isso?

Ola Guilherme,
Ainda não entendi muito bem o que esta acontecendo, por isso vou citar ver alguns problemas que podem acontecer:
· Se você tinha uma poligonal antes ou algum outro desenho da área, precisa apaga-la, sair do mapa e retornar, para finalmente fazer o upload.
· O arquivo DXF deve conter exclusivamente a poligonal, qualquer outro ponto ou linha vai atrapalhar no final, certifique-se disso.
· Para a poligonal temos que ter certeza que os pontos inicial e final de cada segmento inicia e termina no fim ou início de outro segmento.
Esses são alguns dos erros que cometi e que podem atrapalhar o processo, veja se é o seu caso.
Ajudei a resolver seu problema?

AMIGO BOA NOITE, QUANDO PASSO O ARQUIVO SHP PARA O CAR, DA ERRO PQ DIZ QUE A GEOMETRIA É TIPO LINHA, E TEM DE SER UM POLIGONO, NO AUTOCAD A POLILINHA ESTA FECHADA, SABE ME DIZER OQ PODE SER

Ola Gean,
O programa é muito exigente nesse sentido; a poligonal deve ser fechada e em 2D. Verifique se ela está toda na mesma cota, sem pontos abertos (use a hachura para verificar o fechamento). Se nada der certo tente “refazer” essa poligonal. Também é importante que não exista nada, além da poligonal, no arquivo.
Enfim, creio que deve ser algum detalhe, como os elencados, que está dando problema.
Tive problemas assim algumas vezes, não desista, talvez seja necessário um pouco de criatividade, más logo você vai achar a solução.
Um abraço

Escreva seu comentário