Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Conheça os 3 Tipos de Buchas para Fixação de Objetos em Drywall

Fixar objetos em paredes de drywall pode parecer uma tarefa perigosa. Quem nunca teve medo de pregar um quadro ou pendurar a TV numa parede de gesso acartonado é porque nunca usou essa tecnologia. Tentativa e erro acaba sendo a regra dos preguiçosos que não leram esse artigo no EnC. O que pouca gente sabe é que existem normas e estudos feitos pelos fabricantes que explicam muito bem as capacidades de carga e facilitam a vida de seus usuários, resta-nos a tarefa de compreender essas tabelas e explicar de forma fácil para você, leitor do EnC.

Nesse artigo, vamos te mostrar a capacidade e os tipos de fixadores para você não falhar quando for colocar em parede drywall:

  • Quadros;
  • Toalheiros;
  • Suportes para extintor de incêndio;
  • Prateleiras;
  • Suportes de vasos;
  • Armários de cozinha;
  • Tanques com coluna;
  • Suportes para TV;
  • Bancadas de cozinha ou banheiro…

Em princípio podemos dizer que as paredes de drywall podem suportar cargas de até 30 kg sem o uso de reforços. Já no caso em que os carregamentos foram previstos em projeto e os reforços forem adotados, podemos chegar a 50 kg por fixador!

Dica: As construtoras geralmente projetam reforços em pontos onde serão penduradas cargas elevadas, procure se informar antes de pendurar objetos pesados na parede .

Existem 3 tipos básicos de fixadores, e cada um deles indicado para suportar um tipo de carregamento diferente.

  1. Buchas-Parafuso

bucha parafuso byrev

  1. Buchas de Expansão

bucha de expansao hajj2006

3.Buchas Basculantes

 

Fixador-tv-gesso-acartonado-drywall

Capacidades de carga

A NBR 15.758-1 fornece as capacidades de carga de cada tipo de fixador. Confira no quadro abaixo qual o caso que se encaixa a sua situação:

Tabela Fixação de Cargas em Drywall

A coluna denominada “distância da carga à face da parede” merece atenção especial, essa distância define a medida entre o centro de carga do objeto aplicado e a parede. Tomando como exemplo  um quadro, ele é um objeto plano, então seu centro de carga é praticamente rente à parede. No caso de uma prateleira, o centro de carga (centro de gravidade) será a metade da largura da mesma.

Outro ponto que deve ser levado em conta é que esses valores são os máximos. Se você tem um quadro de 4,5kg e existir a possibilidade de ocorrer algum carregamento acidental já seria interessante instalá-lo como um quadro pesado (carga de 15 kg – bucha de expansão para ôco).

As capacidades descritas na tabela são para um único ponto de apoio. Tome cuidado de não utilizar 2 ou mais pontos de apoio muito próximos. Uma boa prática é espaçar em 40cm cada fixador. Quando estamos tratando de fixação e reforços é interessante ver as instruções do responsável pelos mesmos, lá estarão melhor descritas as possibilidades de carregamento.

Instalação das Buchas

A instalação das buchas de drywall é um processo simples:

  • As buchas-parafuso e buchas de expansão são instaladas perfurando-se o gesso acartonado e depois encaixando a bucha. A única diferença entre elas é que as rosqueadas são encaixadas como parafusos. Obs: No gesso acartonado, os furos podem ser feitos com grosa ou furadeira.
  • No caso das buchas basculantes é preciso perfurar o drywall e o reforço, encaixar a bucha, ajustá-la e remover as tiras em excesso.

Existe um passo a passo no site da revista Equipe de Obra muito interessante. Também recomendamos o vídeo abaixo, fornecido pela Knauf: FIXAR CARGAS EM DRYWALL – KNAUF.

Você já utilizou algum desses fixadores ?

Comente agora e compartilhe sua experiência!

Até a próxima!

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.