Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Como vistoriar seu banheiro antes de assinar o termo de entrega de um apartamento novo

vistoria-banheiro-apartamento-novo

Depois de realizar o sonho de comprar um apartamento novo e aguardar o período de obras, chega o momento tão esperado: a entrega das chaves. Neste processo, a grande maioria das construtoras convocam os compradores a realizar uma vistoria de entrega e assinar um “termo de recebimento”, em que o comprador concorda com o estado final do imóvel.

Por falta de tempo, conhecimento e até excesso de emoção no momento, muitos futuros moradores acabam não realizando uma vistoria profunda e com bons critérios técnicos visando encontrar falhas e defeitos…

Se você é um comprador ou um engenheiro fazendo a vistoria para um cliente, você encontrará dicas valiosas e selecionadas de como encontrar os defeitos mais disfarçados e evitar traumas durante o longo prazo deuso do imóvel. Lembrando que este artigo é um complemento ao de Motivos de Porque a Vistoria é Tão Importante.

O banheiro é talvez o metro quadrado mais caro de um imóvel e o responsável por algumas das maiores dores de cabeça para os donos de apartamento novos. Lá são instaladas as louças e metais sanitários, revestimentos cerâmicos no piso e na parede, forro de gesso e bancadas em rochas naturais. Devido essa grande concentração de itens de acabamento, os banheiros são ambientes de reparo difícil e oneroso. Por esses motivos, decidimos escrever este artigo exclusivo sobre a vistoria de banheiros.

Antes de começar, grave  uma dica que vai poupar muito trabalho: durante a vistoria anote todos os pontos em que encontrar algum problema. Essa anotação deve ser feita de forma que, em uma vistoria posterior para conferir a correção dos defeitos, você encontre facilmente os defeitos elencados. Tire também fotos dos defeitos e do ambiente como um todo.

Na sequência listamos 8 temas principais que você deve dar atenção redobrada na sua vistoria. Observá-los cuidadosamente vai auxiliá-lo a evitar muitos dos problemas que podem surgir no banheiro de um imóvel novo.

1. Materiais

  • Um imóvel novo sempre possui um memorial descritivo onde estão descritos os materiais de acabamento como porcelanatos, pedras, louças e metais. Verifique se os materiais são os mesmos do memorial, ou pelo menos o padrão de qualidade é o mesmo;
  • Dica: Uma boa prática é levar fotos, amostras ou consultar o site de fabricantes desses materiais pelo celular no dia da vistoria, pois existe uma grande variedade, e até mesmo profissionais experientes podem se confundir na identificação.

42. Áreas e Dimensões

medidas-trena-regua

  • O projeto do apartamento indica as dimensões dos ambientes , verifique se a área prometida é a mesma do banheiro pronto. De acordo com o código de defesa do consumidor, essa área pode variar em até 5%;
  • Também observe a posição dos componentes do banheiro. Veja se o vaso não está muito próximo da parede, se as torneiras e registros estão posicionadas de forma que permita abrí-las com facilidade. Observe se pia esta no local adequado, se o acesso ao box se é suficiente;

3. Pisos cerâmicos

  • Observe no piso se existem peças lascadas, riscadas ou com defeitos. Muitas vezes se uma peça está lascada, o construtor pode dar um “retoque” com esmalte. Esse detalhe é de difícil percepção, mas peça a troca da peça caso a encontre. Depois de algum tempo esse retoque pode se soltar, principalmente no piso;
  • Se tiver pedras nas soleiras das portas, passe a mão sobre elas e confira se estão inteiras e sem trincas;
  • Observe se as peças estão bem assentadas, se não existem quinas muito sobressaltadas, se o rejunte têm a mesma espessura em todas as peças, observe os recortes das peças, se os mesmos são uniformes;
  • Não se esqueça de levar uma pedrinha ou cabo de vassoura no dia da vistoria do seu apartamento, com eles você deve bater nas peças e verificar se existe som de “oco”. Se ouvir, a peça esta mal aplicada e provavelmente se soltará com o tempo. Não bata com força, o objetivo é apenas ouvir o som da batida, não danificar as peças.Confira o caimento para o ralo na região do box. Jogue água nas regiões onde deve existir caimento e verifique se a água escorre para o ralo ou empoça em outro local. Se empoçar o piso deve ser refeito. Nas demais áreas isso está sujeito ao memorial, se o mesmo falar que o banheiro não deve ser lavado com água em abundância, por exemplo, não é possível exigir caimento, mesmo que haja ralo;
  • É pratica comum fazer o banheiro em nível inferior ao dos demais ambientes, mas isso não é regra. Mesmo o box pode estar em nível elevado em relação ao banheiro, o importante é que ele apresente uma barreira física, uma pedra, por exemplo, que impeça a água de escorrer para o banheiro.

4. Paredes

  •  Provavelmente haverá revestimento cerâmico nas paredes (azulejos) e sua verificação é similar a dos pisos, exceto a parte dos caimentos e das soleiras;
  • Outro ponto importante é checar se as paredes estão realmente na vertical, se apresentam ondulações excessivas. Essa é uma análise visual, a parede nunca será perfeita, mas é bom que ela pareça bem alinhada e esteticamente agradável.

5. Teto

  • Confira se não existem defeitos aparentes no forro de gesso, se a superfície é lisa, sem ondulações ou rugas;
  • Observe se a pintura está bem aplicada, se não existem manchas, bolhas ou diferenças de tom.

6. Janelas e Portas

  • Cheque se as janelas e portas abrem e fecham com facilidade, verifique as travas, as vedações;
  • Outro ponto importante é a conservação desses itens, devem estar limpos, com a pintura sem riscos e manchas;
  • Também é bom conferir se essas esquadrias estão niveladas e bem alinhadas com a parede.

7. Hidráulica

  •  Abra e feche as torneiras para checar se estão funcionando corretamente;
  • Jogue água nos ralos para ver se a água escorre normalmente;
  • Dê descarga e veja se o sistema funciona corretamente;
  • Depois desses testes observe se ocorreu algum vazamento na pia ou vaso;
  • Jogue água nas bancadas e veja se a água está vazando nos lados que encontram as paredes;
  • Procure o registro geral do banheiro ou do apartamento, feche esse registro e abra alguma torneira para ver se o mesmo está funcionando corretamente;
  • Por último, depois de ter jogado água nos ralos do imóvel, dê descarga e veja se existe retorno de ar nos ralos das pias e piso, esse é um teste muito importante, pois verifica o possível retorno de ar da rede de esgoto, o que gera odor extremamente desagradável.

8. Elétrica

teste-eletrica-secador

  • Se possível, leve um secador de cabelos no dia da vistoria e teste as tomadas do banheiro;
  • Verifique se os espelhos, tampas das tomadas e interruptores estão bem fixados e se não existem recortes mal feitos na cerâmica em seu entorno, se existem fios nos pontos onde estão previstas lâmpadas;
  • Na região dos chuveiros devem existir 3 fios, dois deles são de energia e o outro é o terra, que é indispensável para sua segurança.

Finalizando a vistoria

itens-verificar-banheiro

É praticamente impossível que um apartamento não necessite de nenhum ajuste. A melhor hora de solicitá-los para a construtora é antes da assinatura do termo de entrega. Assim, negocie com a empresa responsável ou quantifique os custos para corrigir os defeitos e peça um desconto no preço do apartamento. Busque sempre um acordo amigável, isso com certeza será melhor do que entrar em uma disputa judicial.

Lembramos que só indicamos os itens de um banheiro, cada cômodo como quartos, cozinhas e áreas comuns tem suas particularidades e também tem uma vistoria exclusiva. A vistoria completa do apartamento novo é essencial para garantir sua tranquilidade.

Esperamos que essas dicas ajudem na hora de vistoriar seu apartamento novo, se tiver dúvidas ou comentários mande pra gente!

3 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.