Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Como Fazer Acabamento em Juntas de Gesso Acartonado e Evitar Trincas

A excelente qualidade de acabamento é uma característica marcante do sistema gesso acartonado, além da praticidade e velocidade.

Para que a superfície de gesso seja plana devemos fazer o correto tratamento das juntas. Além disso, o acabamento adequado é fundamental para o desempenho acústico e prevenção de patologias como trincas e descascamentos.

Reunimos aqui valiosas dicas e informações de manuais e artigos técnicos que com um único objetivo: mostrar para você qual o jeito certo de fazer o acabamento nas juntas entre placas de gesso.

Materiais Essenciais

Preste atenção nas dicas para a aquisição dos seguintes materiais necessários:

  1. Massa para tratamento de junta
  • Existem 2 tipos de massa: prontas e vendidas em pó (necessitando de adição de água).

Ambas possuem preços e características de uso semelhantes. A massa pronta é mais prática, porém, apresenta tempo de secagem maior, algo em torno de 24hrs, enquanto a massa em pó seca em 2hrs.

  • Não utilizar gesso comum, por ser pouco flexível resultará em trincas.
  1. Fita de papel microperfurado

Fita de papel-garann

  • Ela faz a função estrutural da junta e sua ausência gera trincas.
  • Se utilizar fita telada ao invés de fita de papel, saiba que o acabamento é visivelmente inferior. Serão necessárias camadas corretivas de massa para encobrir as imperfeições ou aplicação de revestimentos espessos, como por exemplo, os cerâmicos.
  1. Cantoneira Metálica
    • Utilizada em cantos externos, garante que as quinas fiquem retas e resistentes a impactos.

Processo de Acabamento com Papel Microperfurado:

Acompanhe o passo a passo abaixo do acabamento para juntas entre placas, encontro com paredes/laje/forro e cantos internos de drywall e sanca, seguindo as melhores práticas recomendadas:

  1. É desejável que as bordas das placas estejam rebaixadas. Se não estiverem, faça um pequeno chanfro com estilete e umedeça o local do chanfro;
  2. As regiões que serão tratadas devem estar limpas, sem poeira ou pedaços de outros materiais;
  3.  Aplique massa de rejunte na junta numa faixa com espessura maior que a fita de papel micro perfurada. Em seguida, aplique fita de papel pressionando com espátula metálica para retirar o excesso e dar o acabamento;
  4. Esperar a primeira massa secar e aplicar uma segunda vez. Dar acabamento com espátula de aço. Existem diversos níveis de acabamento e eles variam com as camadas aplicadas posteriormente. Fique atento que, em encontros em ângulo, a fita deve ser aplicada dobrada previamente no meio.

Acompanhe o processo no vídeo abaixo publicado por um fabricante:

Dica: Cruzamento de fitas – nos pontos onde há cruzamento de fitas é importante que uma delas seja interrompida para garantir a planicidade do acabamento final.

Níveis de Qualidade de Acabamento

As necessidades de acabamento determinam o processo de tratamento de juntas.

Abaixo temos uma tabela fornecida pela Placo, no Guia Placo 2014 Sistemas Construtivos:

PLACOSTIL® - Acabamentos

A escolha do nível do acabamento torna-se simples se o uso da parede for pré-determinada. Para revestimentos espessos, como cerâmica, utilizamos Q1. Quando temos pinturas utilizamos em geral Q2. Em situações onde necessitamos de melhor qualidade, como vitrines de lojas, utilizamos Q3.

Abaixo temos um vídeo explicativo sobre “Níveis de Acabamento”. O conteúdo é de Portugal, aborda alguns itens extras, mas é didaticamente interessante:

 O Uso da Cantoneira Metálica

Ha dois tipos de cantorneiras:

  • Cantoneira Perfurada: de aço galvanizado, para cantos em 90⁰.
  • Fita Cantoneira: Fita estruturada flexível, para cantos com ângulo diferente de 90⁰.

O processo de acabamento é simples, fixe a cantoneira sobre camada de massa de acabamento e prossiga com o acabamento em massa.

cantoneira -John M

Você já acompanhou o acabamento em juntas de gesso acartonado ?

Comente agora e compartilhe sua experiência com a gente!

Até a próxima!

3 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.